SEMANA 4: Matemática: Dezena e Localização - 2º ano

UNIDADE E DEZENA

Nas atividades de hoje, vamos trabalhar com contagens, fazer agrupamentos de 10 e com a ideia de completar e juntar.

Os símbolos da matemática que representam quantidades são os algarismos: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 0. Com eles podemos formar todos os números que precisamos. Formamos o número DEZ juntando 1 dezena e 0 unidades: 10; formamos o número TRINTA E CINCO quando juntamos 3 dezenas (10+10+10) e 5 unidades: 35.

Se observarmos nossas mãos, perceberemos que temos 10 dedos ou uma dezena de dedos.
Chamamos de dezena o grupo com 10 elementos, ou seja, um conjunto com 10 unidades.

http://www.vilaverde.g12.br/
Para facilitar a compreensão, vamos assistir aos vídeos abaixo, ilustrando o que foi explicado anteriormente:





Agora, faça as atividades das páginas 40 e 41 do livro de Matemática.



LOCALIZAÇÃO E DESLOCAMENTO

Na sequência, faremos atividades envolvendo o conceito de localização e deslocamento, desenvolvendo noções de representação do espaço e de localização por meio de plantas simples.

Veremos o desenho que Paulo fez do caminho de sua casa até a escola. Ele desenhou alguns pontos de referência. E você sabe o que é ponto de referência?

Veja o que encontramos no dicionário:

https://s.dicio.com.br/ponto-de-referencia.jpg
Para as atividades de hoje, podemos entender que pontos de referência são elementos na paisagem que podem nos auxiliar na localização.

Por exemplo, quando passo meu endereço para alguém já aviso que moro num prédio ao lado de uma igreja. E que a igreja fica ao lado de um gramado bem grande. Assim, as pessoas procuram o gramado, a igreja e o prédio que eu moro. Fica bem mais fácil de localizar onde eu moro.

E para que eu pudesse encontrar sua moradia, qual o ponto de referência que você me indicaria?

Agora que você compreendeu o que são pontos de referência, faça as atividades no seu livro didático, p. 70 e 71.


A atividade 1B pode ser feita oralmente. 

Beijocas,
Professora Michelle




Comentários