SEMANA 4: História: documentos pessoais - 2º ano

Hoje antes de começarmos a estudar, que tal vermos o vídeo da banda Palavra Cantada da música "Eu". Nesse vídeo vamos conhecer a história de uma pessoa, onde nasceu, quem são seus parentes. Eu gostei muito, será que você vai gostar? 


Como você viu na música e de acordo com o que estudamos nas aulas de História, percebemos que as pessoas fazem parte de uma família. Cada família é de um jeito, tem costumes diferentes e podem ser formadas de muitas maneiras.

Estudamos que a criança, quando nasce recebe um NOME que a identifica e a acompanha por toda a vida. Por isso, é direito de toda a pessoa ter um nome. Estudamos também, que o nome é escolhido pela família. Você se lembra que da atividade da página 11 em que você escreveu quem escolheu o nome para você?

Além do nome, recebemos também o SOBRENOME. Ele identifica a família da qual fazemos parte, assim, o sobrenome não pode ser escolhido, mas é o mesmo que o da  nossa família. Ele pode ser o da mãe e do pai, ou então somente o do pai ou somente o da mãe. Já estudamos no nosso livro a página 10 que traz algumas informações sobre a origem de alguns tipos de sobrenomes.

Hoje vamos estudar sobre os documentos pessoais. Depois que a criança nasce e a família escolhe o nome dela, os pais vão para um cartório para registrarem o nascimento. No cartório é feito a CERTIDÃO DE NASCIMENTO. Nesse documento várias informações são escritas sobre a criança. 

Separei um vídeo sobre esse documento e gostaria que vocês assistissem:


Com a certidão de nascimento a criança passa a ser cidadã. Assim, ela poderá ser vacinada, poderá ir para o CMEI, escola, ser atendida em hospital, viajar, dentre outros direitos. Esse documento comprova sua existência, o local e a data de nascimento, o nome dos seus pais e avós.

Assim como a Certidão de Nascimento, você poderá possuir outro documentos ao longo de sua vida, como: carteira de vacinação, documento de identidade, cadastro de pessoa física (CPF), passaporte, título de eleitor, carteira de trabalho, carteira de motorista, dentre outros. 

Agora vamos estudar um pouco mais os documentos citados anteriormente:





Alguns desses documentos não podem ser feitos quando ainda somos crianças, precisamos esperar ter a idade certa, como o título de eleitor, carteira de trabalho e carteira de motorista.

Peça para seus pais mostrarem seus documentos pessoais e verifique as informações sobre você.







Comentários