SEMANA 18: DATAS: 20, 21, 22, 23 E 24/07 - 2º ANO
Atividades da semana:
DATA: 20/07/2020 - SEGUNDA-FEIRA
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
GÊNERO DISCURSIVO: ANÚNCIO PUBLICITÁRIO
CONTEÚDOS: Leitura/escuta.
Reconstrução
das condições de produção e recepção de textos. Contexto
de produção e de circulação. (EF12LP01)
Identificar a função
social de textos que circulam em campo da vida social dos quais
participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e
nas mídias impressa,
de massa e digital, de modo a reconhecer seu contexto de produção:
para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem
se destinam. Compreensão
em leitura. Identificação
do tema do texto. Interlocutores (papel /função social). (EF12LP08)
Ler e compreender, com a mediação
do professor, fotolegendas em notícias, manchetes e lides em
notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para
público infantil, dentre outros gêneros do campo jornalístico,
considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto, de
forma a possibilitar o contato com esses diferentes textos e os
recursos inerentes a eles. Atribuição
de sentido ao texto lido. Finalidade
do texto/função social.
(EF12LP09) Ler e compreender, com a mediação
do professor, slogans, anúncios publicitários e textos de campanhas
de conscientização destinados ao público infantil, dentre outros
gêneros do campo publicitário, considerando a situação
comunicativa e o tema/assunto do texto, de forma a possibilitar o
contato com esses diferentes textos e os recursos inerentes a eles.
Análise
linguística/semiótica:
Forma de composição
do texto.
(EF12LP15) Identificar a forma de composição de slogans
publicitários, logomarcas
e logotipos, campanha comunitária (campanha de conscientização
destinada ao público infantil), em
parceria com os colegas e a mediação do professor, para que
progressivamente aproprie-se da forma de composição desses gêneros.
Conhecimento
das diversas grafias do alfabeto
(Categorização gráfica) /Acentuação. (EF02LP07)
Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e
cursiva, para que, progressivamente, apresente domínio da
categorização gráfica.
DATA: 21/07/2020 - TERÇA-FEIRA
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
CONTEÚDOS: Natureza,
ambientes
e qualidade de vida.
Os usos dos recursos naturais:
solo e água no campo e na cidade. (EF02GE11) Reconhecer a
importância do solo e da água para a vida, identificando seus
diferentes usos (plantação e extração de materiais, entre outras
possibilidades) e os impactos desses usos no cotidiano da cidade e do
campo.
Verificar o uso da água, do solo e demais recursos naturais nas
diferentes atividades da sua comunidade/bairro, destacando a
importância para uma vida saudável e os impactos causados na cidade
e no campo, conforme parecer das Diretrizes Curriculares Nacionais
para a Educação Ambiental.
DATA: 23/07/2020 - QUINTA-FEIRA
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
CONTEÚDOS: gênero
discursivo: história infantil – campo artístico-literário
Leitura/escuta. Formação do leitor. Atribuição de sentido ao texto lido. Finalidade do texto/função social. (EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses, atribuindo sentido a sua leitura, para possibilitar contato com diferentes textos.
Fazer a leitura de um livro de história infantil, pode ser um livro que o estudante tenha em casa ou um livro digitalizado, disponível no seguinte endereço:
https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1QeMBw3U3qe6EzE7vGPCu1sxRX_wv64ju
Algumas das fotos enviadas pelos estudantes:
Na sexta-feira as atividades são realizada pelos professores das disciplinas complementares.
Att.
Professora Michelle
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu recado no nosso blog.
Abaixo da caixa de comentário, clique em "Comentar como:" e selecione o perfil: Nome/URL.
Em NOME, escreva o seu nome e série e turma, caso seja aluno da escola
em URL deixe o espaço em branco.
Obrigada.